quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Epifania

A palavra Epifania vem do grego Ἐπιφάνεια, e significa "a aparição ou um fenômeno miraculoso”. Celebra-se a Epifania no dia 06 de Janeiro e entre as persongens principais estão os magos do Oriente, como está relatado em Mateus 2.1-12. Este texto mostra que Jesus veio se manifestar não apenas ao povo de Israel, mas também aos gentios, ou seja, aos que não são descendentes de Abraão.
"Epifania" é um momento privilegiado de revelação, quando acontece um evento ou incidente que "ilumina" a vida da personagem. Se relacionado com o texto bíblico acima mencionado, pode-se facilmente perceber como os magos foram “iluminados” e chegaram, após seguirem a estrela, até Jesus.
O presente deixado pelos magos ao menino Jesus é relativamente pequeno se comparado com o grande tesouro que ele veio trazer ao mundo. Na verdade, eles estavam dando aquilo que já era do próprio Jesus, uma vez que todas as coisas foram criadas por ele. Por outro lado, eles estavam dando um grande testemunho à humanidade: o de estar confessando Jesus como o Senhor de tudo e de todos.
Eles foram privilegiados com esta revelação e tiveram suas vidas iluminadas pelo próprio Salvador. A estrela-guia foi um instrumento usado por Deus para mostrar onde está a fonte de Luz. O mesmo acontece hoje em dia. Não com estrelas, embora Deus ainda tenha poder para tal, mas com a Palavra e Sacramentos, pelos quais Deus quer dar a conhecer o Salvador Jesus e quer iluminar o mundo com perdão e amor.
A Igreja Cristã celebra na Epifania a aparição ou manifestação de Jesus Cristo, que nasceu, a fim de ser Salvador de todo o mundo.
Este é o maior e mais precioso presente dado por Deus para as pessoas. E este presente não está oculto, nem distante, mas é revelado, “manifestado”, de forma graciosa e humilde.
Finalmente, se este presente é dado de graça - como de fato são todos os presentes - por Deus a todas as pessoas, não custa nada compartilhar e “manisfestar”, ser uma estrela na vida de outra pessoa e levá-la até Jesus. Fazer parte deste milagre, é sem dúvida, um privilégio!
Enquanto o sol no céu brilhar,
dominarás de mar a mar;
por onde for a sua luz,
hás de reinar, Senhor Jesus. (Hinário Luterano 62:3)
Rev. Clécio Schadech

Nenhum comentário:

Postar um comentário