segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Você se sente Acolhido e Integrado?

Quando questionadas sobre a não participação na Igreja, algumas pessoas afirmam que se sentem rejeitadas, outras se sentem “fora da casinha”.
O desafio para as nossas congregações no ano de 2011 é acolher e integrar. Este não é um desafio novo, uma vez que o lema geral da IELB é CRISTO PARA TODOS.
Logo que pensamos em ACOLHER e INTEGRAR surge a pergunta: “Como acolher e integrar?” Muitas ações já foram colocadas em prática e muitos métodos já foram empregados, mas parece que sempre voltamos a estaca zero. É muito mais fácil afastar e desintegrar. Basta uma palavra, um erro, um esquecimento, um gesto, e pronto: logo cria-se um clima frio e distante.
Na verdade, o que une os cristãos e os acolhe não tem nada a ver com suas bonitas confraternizações, laços de amizade, nem tampouco suas afinidades. Se a comunhão dos santos, que é a Igreja, depender disso para sobreviver, logo veremos que ela não passará de um clube, guiado por estatutos, regras, obrigações e mensalidades. Pior, estará fadada aos desentendimentos, satisfação de gostos particulares e vaidades.
É claro que a afinidade, a amizade e os laços fraternos precisam existir entre as pessoas, mas o fundamento, o que nos torna irmãos e nos acolhe debaixo do mesmo Deus verdadeiro, é a fé em Cristo Jesus, que surge em nossos corações pela pregação do Evangelho, por meio do qual o Espírito Santo opera em nossas vidas. Por isso as Confissões Luteranas afirmam que a “igreja é a comunhão dos santos, na qual o evangelho é pregado de maneira pura e os sacramentos são administrados corretamente.” (Confissão de Augsburgo, Artigo VII: Da Igreja). A verdadeira Igreja Cristã só existe, e só pode existir onde a Palavra de Deus é pregada e ensinada puramente. Esta é a única ferramenta para ACOLHER e INTEGRAR.
É verdade que muitos desprezam a pregação da Palavra, colocando-a em segundo plano. Todos nós precisamos lutar contra tudo aquilo que nos impede de ouvir e estudar o Evangelho, e colocar sempre em primeiro lugar a Palavra de Deus, aproveitando todas as oportunidades em que Deus, por meio da sua Igreja, quer nos acolher e integrar no seu Reino.
Além disso, precisamos colocar para segundo plano as nossas diferenças, tentar harmonizá-las e manter sempre bem claro em nossa mente que o objetivo principal dos cultos e das atividades da Igreja é a pregação da Palavra. Quando isso acontecer, ficarão de lado o desprezo, a vergonha, a inveja, as vaidades, os medos, os julgamentos e aprenderemos a ACOLHER e INTEGRAR.
A Palavra de Deus nos fala do modo como o Bom Pastor Jesus acolhe e integra: “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11). O preço é alto. Não faz nada menos do que dar a sua vida, para que as ovelhas “lhe pertençam e vivam submissas a ele em seu Reino...”
Não há outra forma de acolher e integrar, de pertencer ao Reino de Deus, do que ouvir, estudar e conhecer o Bom Pastor. Quanto mais fizermos isto, mais integrados e acolhidos nos sentiremos. E então estaremos prontos a ser A IGREJA QUE COMUNICA A VIDA.

(Pastor Clécio Schadech)

Um comentário: