quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mensagem

Quantas vezes devo perdoar?
Essa pergunta mexe com os cristãos.
Do ponto de vista humano, ela parece sem cabimento, já que nossa razão nos diz que é possível – se o pecado não for muito grave - perdoar, no máximo, UMA vez. Mas quando o caso é sério, NENHUMA vez é o padrão humano conhecido.
Certa vez Pedro perguntou a Jesus: “Quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? SETE vezes?” (Mateus 18.21). Provavelmente Pedro achava que perdoar uma pessoa sete vezes era bastante, talvez até demais. Imaginem, alguém que nos faça algo que não gostamos, e nós o perdoamos; e isso se repete por SETE vezes! Talvez a resposta que Pedro esperasse era justamente algo do tipo: “Olha, Pedro, sete é bastante. Não precisa tanto!” Mas a resposta de Jesus veio diferente, bem diferente.
Jesus contou, então, a história do homem que devia milhões de moedas de prata ao Rei e não tinha como pagar. A sentença decretada pelo Rei fora esta: você vai ser vendido como escravo, bem como sua família, até me pagar tudo o que me deve. E então vem a parte surpreendente: o rei fica compadecido e perdoa aquela imensa dívida. Quando aquele servo perdoado saiu dali, agarrou seu irmão que lhe devia uma centena de moedas. Sem valorizar o perdão que havia recebido do Rei, o empregado aplicou o rigor da lei sem compaixão e amor. No fundo ele não havia percebido que o perdão do Rei havia brotado do coração cheio de amor e bondoso do próprio Rei: O perdão veio de graça.
Jesus estava falando da nossa relação com Deus. O Rei, na verdade, é Deus, e o servo representa cada um de nós. A dívida impagável são os nossos pecados e seria justo da parte de Deus cobrar pelo que somos e fazemos. Mas Ele nos deu o perdão, por causa do seu Filho que pagou a nossa dívida. Assim, o tamanho do perdão que oferecemos ao nosso próximo é do tamanho do perdão que recebemos de Deus: INFINITO.
Do ponto de vista humano isso não faz sentido nenhum, mas essa é a nova realidade que Cristo trouxe ao mundo: O Perdão gratuito e INFINITO. (Missão da Igreja e Evangelização, pp. 84-88)
ORAÇÃO: Senhor, aumenta a nossa fé em ti e enche nossos corações com o teu amor e perdão, a fim de que não haja espaço nele para ira e impiedade. Ajuda-me a perdoar, assim como também fui perdoado. Por Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário