terça-feira, 13 de outubro de 2009

IELB NOTÍCIAS - Especial CD 1

São Bernardo do Campo, SP - 9 a 12 de outubro de 2009

A temática é: planejamento!
Às 19h do dia 9 de outubro iniciou em São Bernardo do Campo, SP, a reunião do Conselho Diretor (CD) da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), que abordará de forma específica a temática planejamento.
Fazer de conta? Planejar e construir!
O pastor Rubens José Ogg, Secretário do CD, dirigiu o momento devocional a partir do texto de Lucas 14.25-30. Destacou que Jesus orienta o cristão a calcular e planejar o seu discipulado e, assim, a Igreja reúne-se para planejar e continuar com a obra do Reino de Deus, executando o plano de Deus para a salvação da humanidade. “A IELB não está aqui para fazer de conta que vai construir a torre, mas para executar a obra – planejando e executando a missão de ir e evangelizar”, enfatizou na mensagem.
E se não houvesse luteranos...
O Presidente do CD, pastor Egon Kopereck, destacou a importância de estarmos cientes da nossa identidade e da importância de sermos luteranos no ambiente em que vivemos, e a falta que faríamos se não estivéssemos presentes no mundo, no Brasil e em muitos locais. “Como membros do CD, representamos milhares de luteranos da IELB e, por isso, é necessário planejarmos e decidirmos de forma correta, sob a bênção e orientação de Deus” afirmou, concluindo que, “se Deus nos escolheu, ele também nos capacita para esta obra”.
Decidir e acertar
O pastor Paulo Moisés Nerbas, Presidente da IELB, enfatizou a importância de tomarmos decisões, e que a IELB quer acertar nas decisões que toma. As decisões tomadas precisam sair do papel e receberem a devida atenção. Destacou a importância do planejamento para a Igreja e afirmou: “estou entusiasmado com o planejamento e reparto este sentimento com vocês”. O planejamento é uma ferramenta estratégica e administrativa e, como ferramenta, precisa ser usado para ser útil à Igreja.
Número de pastores chega a novo patamar
O Secretário da IELB, pastor Rony Ricardo Marquardt, apresentou o relatório geral da Diretoria Nacional e encaminhou para homologação as atas da Diretoria Nacional. Informou que a quantidade de pastores da IELB chegou a um novo patamar, alcançando o número de 900 pastores. Informou sua preocupação com o fechamento de paróquias, dez na última década.
Problemas de relacionamento
O Presidente da IELB apresentou seu relatório e destacou sua preocupação com relação a muitos problemas de relacionamento entre pastores e diretorias e membros das congregações. “É preciso haver humildade, reconhecimento dos erros de todos os envolvidos, apoio e incentivo mútuos”, afirmou o pastor Nerbas.
Reação nas finanças
O senhor Moacir Güenter, Tesoureiro da IELB, apresentou a previsão orçamentária para 2009 e proposta de orçamento da IELB para o ano de 2010. “As ofertas nos meses de janeiro a julho de 2009 foram preocupantes, pois ficaram abaixo das ofertas do mesmo período em 2008. Mas a grande reação ocorreu em setembro, que bateu um novo recorde nas ofertas para o orçamento da IELB. Entretanto, ainda estamos longe da meta para o ano e precisamos do esforço de todos para alcançá-la”, concluiu o Tesoureiro.
Destaques:
· A Comissão Jurídica encaminhou o recebimento de nove congregações filiadas e 19 novos pastores filiados.
· O Conselho Fiscal aprovou as auditorias realizadas na contabilidade da IELB, do Seminário Concórdia e da Editora Concórdia.
· Formação de lideranças é o desafio que a Área de Educação Cristã vai enfocar a partir de 2010.
· A Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) vai realizar o 3º Encontro Nacional de Líderes, nos dias 31 de outubro a 2 de novembro de 2009, em Curitiba, PR. Inscreva-se:
www.jelb.org.br.
· O Programa de Evangelização e Mordomia Cristã (PEM) quer mudar a cultura luterana, quer todos envolvidos na missão da Igreja.

Pastor Rony Ricardo Marquardt
Secretário Nacional da IELB

Nenhum comentário:

Postar um comentário