terça-feira, 13 de outubro de 2009

IELB NOTÍCIAS - Especial CD 2

São Bernardo do Campo, SP - 10 de outubro de 2009

O assunto é planejamento!
O administrador de empresas Jairo Henrique Christ, de Campinas, SP, e membro da Comissão de Planejamento da IELB, dirigiu palestra sobre a importância do planejar. “Minha intenção é mostrar que planejar é bom, é fundamental; que é melhor com planejamento do que sem ele”, afirmou Jairo. Enfatizou: “A IELB tem mais de 236 mil oportunidades diárias de testemunho. Se a Igreja não cresce mais, é por falta deste testemunho pessoal”. “Planejar dá trabalho e exige transpiração, mas traz muitos benefícios – desperta vocações e novas lideranças, envolve as pessoas, organiza as ações”, concluiu Jairo.
No debate em plenário, foi lembrado que o ponto principal para o crescimento da Igreja é o testemunho pessoal. Lembrou-se o dado apresentado já no Conselho Diretor em 1999, mostrando que 80% das pessoas escolhem a Igreja por causa de um amigo ou parente, conforme gráfico abaixo (Cfe. ARN, Win e ARN, Charles. The Master’s Plan for Making Disciples).

Novo professor de Teologia Sistemática
O coordenador da AFRH, pastor Otomar Walter Schlender, anunciou a escolha do Rev. Dr. Paulo Moisés Nerbas para ocupar a cadeira de Teologia Sistemática do Seminário Concórdia de São Leopoldo, RS. “Louvo a Deus pelas oportunidades que ele coloca em minha vida, encarando esta oportunidade com muita humildade e com muita alegria”, afirmou o Presidente da IELB, que cumpre o seu mandato nesta função até a Convenção Nacional e retorna então ao Seminário.
Moções:
1. Planejamento IELB 2014: Foi aprovado o planejamento da Igreja para o período 2011 a 2014, com o lema geral “A Igreja comunica a Vida”. O assunto deste período será o testemunho, reafirmando-se assim o lema permanente da IELB – Cristo para todos. Também foram aprovados os 16 alvos sinodais que a IELB quer alcançar com a participação de todos.
2. Desmembramento Distrital: A paróquia de Pontes e Lacerda, MT, passa a fazer parte do Distrito Mato Grosso.
3. Votação preliminar nos Distritos: Foi autorizado que os Distritos Amazônico e Norte Mato-Grossense possam fazer uso da prerrogativa de fazer esta votação via correspondência.
4. Conselheiro de tempo integral: Moção rejeitada.
5. Presidente da IELB itinerante: Moção rejeitada.
6. Transferência do Centro Administrativo da IELB: Moção rejeitada.
7. Venda de propriedade: Aprovada a venda da propriedade em Simões Filho, BA, conforme o parecer da Comissão de Moções.
8. Seminário Concórdia: Rejeitada a moção.
9. Fundo de apoio financeiro para instituições de ensino: Rejeitada a moção e alterado o regulamento do Fundo de Expansão da IELB no sentido de conceder empréstimos somente a escolas filiadas à ANEL.
10. Mensalidades de Teologia 2010: Fixado o valor das mensalidades para 2010 no Seminário Concórdia, no valor de R$ 6.320,00 a ser pago pelo aluno por ano.
CDestaques:
· A Comissão de Colóquio reafirmou a necessidade de tratar com firmeza as situações que requeiram zelo pelo ministério pastoral da IELB.
· A Área de Formação e Recursos Humanos enfatizou a necessidade da educação teológica na formação de pastores no Seminário Concórdia e na preparação de líderes através da Educação Teológica por Extensão.
· A Associação das Entidades de Assistência Social da IELB (AESI) questionou qual a imagem que a Igreja Luterana tem diante da sociedade e destacou a importância de levarmos em conjunto com a Palavra o amor de Deus pelas pessoas.
· A Área de Finanças apresentou o desafio de que cada congregação aumente um ponto percentual nas suas contribuições à IELB e apontou os muitos desafios para os quais a Igreja necessita de recursos.
· A Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) quer todas as escolas participando da Rede Luterana de Educação e está à disposição das escolas para ajudar nos processos administrativos e pedagógicos.
Culto na CEL Castelo Forte de São Bernardo do Campo, SP
À noite de sábado foi realizado o culto na congregação local. Foram liturgistas os pastores Rudi Thoma (de São Bernardo do Campo e Conselheiro do Distrito Paulista), Fernando Henrique Huf (de Moinho Velho, São Paulo) e Alessandro Roos de Souza (atua na Sociedade Bíblica do Brasil). A mensagem foi dirigida pelo Presidente do CD, pastor Egon Kopereck, com base em Isaías 49.9-10. O tema abordado foi: “A Igreja planeja sua missão”. O pastor Egon destacou que “testemunhar o amor de Deus deveria ser algo natural e espontâneo para o cristão; mas, se quisermos fazer isso baseados na nossa força, fracassaremos, pois a nossa força está somente em Deus.” Concluiu afirmando que “não basta planejar, mas é necessário o comprometimento de sermos testemunhas de Jesus.”
Pastor Rony Ricardo Marquardt
Secretário Nacional da IELB

Nenhum comentário:

Postar um comentário